domingo, 3 de agosto de 2008

A questão ambiental na nova ordem

Durante a ordem mundial bipolar a questão ambiental era considerada secundária.Somente os movimentos ecológicos e alguns cientistas alertavam a humanidade sobre os riscos de catástrofes ambientais. Mas a grande preocupação dos governos - e em especial das grandes potências mundiais - era com a guerra fria,com a oposição entre o capitalismo e o socialismo. O único grande risco que parecia existir era o da Terceira Guerra Mundial,uma guerra atómica entre as super potências. Mas o final da bipolar idade e da guerra fria veio alterar esse quadro. Nos anos 90, a questão do meio ambiente torna-se essencial nas discussões internacional, nas preocupações dos Estados e, principalmente, dos grandes centros mundiais de poder, quanto ao futuro.
Já antes do final dos anos 80, percebia-se que os problemas ecológicos começavam a preocupar as autoridades soviéticas, norte-americanas e outras, mas sem muito destaque. Houve em 1972, na Suécia, a primeira Conferência Mundial sobre o Meio Ambiente,promovida pela ONU e com a participação começava a se tornar um problema oficial e internacional.Mas foi a Segunda Conferência Mundial sobre o Meio Ambiente, a Eco-92, ou Rio-92, realizada no Brasil, vinte anos depois da primeira,que contou com maior número de participantes. Quase cem Estados nações e os governos enviaram não mais técnicos sem poder de decisão,como anteriormente,e sim políticos e cientistas de alta expressão em seus países. Isso porque essa Segunda Conferência foi realizada depois do final da guerra fria e do desaparecimento da ameaça comunista.Veio colocar o meio ambiente na nova ordem mundial. E que era importante enfrentar as novas coisas do ambiente e que tinha que garantir um futuro pra as novas gerações.
Mas os países ricos continuavam nas queimadas e, principalmente na floresta Amazónica a maior de todas. E os países mais pobres pensavam usar seus recursos para eles tentar crescer.
Os países não compreendiam, mas tem países que sim que tentava usar os recursos, mas falando, e justo eles que poluem mais que os países subdesenvolvidos. E os países desenvolvidos ''diziam que iriam fazer tudo o que tem que fazer. Os países mais desenvolvidos são Japão, a Suécia ou a Noruega, e os Estados Unidos que mais liberavam e continuam liberando poluição no mundo.
Tudo isto começou a surgir na Revolução Industrial, e que a humanidade não sabia que que tinha floresta e nem sabia tudo o que estava ocorrendo no mundo. E hoje o mundo não tem tanta floresta como antigamente.
Nas ultimas décadas aconteceu muita coisa, mas agora a humanidade e os países subdesenvolvidos e desenvolvidos não estão fazendo tudo o que deveria, todavia com o passar do tempo, talvez vai mudar o que está ocorrendo ou não. Entretanto tem que pensar que antes o mundo nem passava no meio ambiente, mas hoje o mundo passar por coisas ruins, talvez quando abrirem os olhos será tarde demais.

Nenhum comentário: