quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Relatório da Maria Curie

Hoje no dia 27/11 eu li sobre o instituto Radium que foi o primeiro instituto brasileiro construído no Brasil em Minas Gerais em 1922 o prédio foi inaugurado, todavia antes disto eles pensaram muito antes de construir e o presidente na quelha época contribuir para a ajudar, mas com a grande mortalidade por câncer no Brasil eles resolveram construir o prédio. Este prédio pelo o que, eu li Maria teve lá com a sua filha Iréne visita, foi uma viajem de trem. Esta visita ocorreu em 1926. Ela também teve na faculdade de medicina e deu uma explicação sobre a radioatividade, as duas foram fotografadas no lado de personalidades como o de Borges da Costa, e deixaram as suas assinaturas no papel , onde todos que iam visita deixavam suas assinaturas. Em 1950 o Instituto Radium mudou de nome, passou a se chama Instituto Borges da Costa em homenagem ao fundador e primeiro direto.
Em 1967 foi incorporado ao património UFMG. Dez anos depois foi desativado por falta de condições financeiras, e assim pemaneceu pór muitos anos de portas fechadas até 1980, quando passou a servi de moradia para estudantes da universidade, até 1998. Hoje o prédio esta desocupado, mas a UFMG está se empenando na reforma do prédio e a grande importância histórica na medicina brasileira.
A grande vontade deles é transforma em um hospital para o dia-a-dia sem (internações) funcionando como um centro de procedimentos médicos e tratamento de pacientes oncológicos.

Nenhum comentário: